Preparar o futuro relendo hoje o passado: Identidades em diálogo ou o caso de estudantes da Universidade de Coimbra em tertúlia sobre as ligações Portugal — Países de Língua Portuguesa

A identidade tal como é perspectivada em diversas escolas da Psicologia mas também como na História a encontramos assumida, é um dos temas centrais a re-equacionar. Partindo de uma investigação construída de acordo com os pressupostos da Grounded Theory e levada a cabo junto do grupo de estudantes de origem na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP, para além de Portugal), a estudar na Universidade de Coimbra, recuperamos algumas questões daí resultantes no que refere às expectativas enquanto cidadãos e cidadãs de países com um tempo histórico, longo, de ligação e, da identidade nacional em relação com as identidades nacionais de cada um dos outros indivíduos da CPLP. Recolha de informação através de um instrumento criado para esta análise, procedemos ao levantamento de concepções que (300) estudantes universitários (de nacionalidades da CPLP) têm acerca do passado, da descolonização e da actualidade mas, também, do futuro (de como percepcionam as ligações entre estes seus países). De entre outras questões, destacamos os limites de informação de que aparentemente dispõem; encontramos indicadores de desconhecimento e potencial xenofobia; distinguem-se afinidades e rejeições entre indivíduos de diversos países; percebem-se identidades comuns e identidades conflitantes.

Maria Jorge Ferro, Universidade de Coimbra


 

Professora auxiliar da Universidade de Coimbra (UC), PhD Psicologia. Ferro, MJ (2010). Teoria Crítica e Aconselhamento. Para uma intervenção multicultural com os Estudantes da Cooperação na Universidade de Coimbra. UC. Ferro, M.J. (2014). Um exercício de memória(s): 40 anos a viver pela educação, pela cidadania. Educação e Democracia – Estudos do Século XX, 14, 131-149.