O Estabelecimento do regime de partido único em Moçambique no período pós-independência: Uma exploração dos principais determinantes

Entre 1964 e 1974, período durante o qual se desencadeou a luta armada pela independência, Moçambique foi palco do nascimento de diferentes formações políticas e coligações de partidos. Em Junho de 1975, Moçambique ascendeu à independência sob a liderança da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Entretanto, logo após a proclamação da independência do país, a FRELIMO estabeleceu o regime de partido único, de orientação socialista (Marxista-Leninista). A presente proposta de comunicação procura explorar numa perspectiva histórica os factores que determinaram o estabelecimento do regime de partido único em Moçambique.

Rufino Carlos Gujamo, ICS-UL


 

Rufino Gujamo é estudante de Doutoramento em História, na especialidade de dinâmicas do mundo contemporâneo, no Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), Universidade de Lisboa, trabalhando sobre o cruzamento entre os processos de transição democrática e a manutenção da paz em sociedades pós-conflito.